DO CAOS À ESPERANÇA


Sinais. Terremotos, enchentes, frio intenso, chuvas torrenciais, tsunamis. Violência humana. Forças da natureza em expansão.

Tudo mudou, de repente ? Não, não mudou, repentinamente. Já de algum tempo observamos mudanças climáticas abruptas. Os seres humanos perderam ou deixaram de lado valores baseados em princípios. Busca-se incessantemente o ter, o consumo, o hedonismo; as relações interpessoais estão dirigidas para as redes sociais. Roubos, furtos, assassinatos, estupros, corrupção; falhas de caráter, ganância, hostilidade entre povos.

Desprêzo à vida humana e animal. Desrespeito ao meio ambiente. Superpopulação. Falta de alimentos. Condições de vida sub-humanas.

A família é a célula maior da sociedade. Membros de uma família estão doentes, mental e psicològicamente. Se a família está doente significa que a sociedade está adoecida. Desentendimentos entre pais e filhos e, muitas vezes, agressividade mútua. Laços familiares rompidos; relações afetivas dilaceradas pela incompreensão e pela falta de discernimento.

Pessoas que carregam complexos de superioridade e/ou inferioridade, sentimentos de culpa, rancor, mágoa, ódio. Seres humanos, aparentemente, sadios mas que são doentes em suas relações consigo mesmos, com as pessoas e com o ambiente. São grosseiras, agressivas, violentas física e verbalmente. Neuróticos que sofrem e fazem os outros sofrerem.

Muitos se escondem sob o véu da falsa moralidade, de conceitos científicos ou religiosos para não exprimirem seus verdadeiros sentimentos de amor a outrém alegando valores adquiridos dos pais ou responsáveis. “Só a verdade vos libertará”, falava o grande Mestre Jesus. Estamos buscando essa verdade ? Queremos essa verdade ?

Que legado deixaremos para nossos netos ? Um planeta dilacerado em suas entranhas ? Uma tecnologia avançada sem resolutividade das doenças da mente e da alma ? Leis que querem substituir a educação básica que deveríamos ter recebido de nossos pais (Lei da palmada, Lei Seca, etc.), cerceamento de nossa liberdade de ir e vir (câmeras por toda parte a nos espionar), projetos bizarros de controlar entrada e saida de alunos nas escolas através de chips, controle de saques em bancos ou caixas eletrônicos para segurança das pessoas (ou para aplicação de nosso dinheiro pelos bancos ?), etc., etc.

Então, tudo está perdido ?

Claro que não. Ainda bem que existem pessoas maravilhosas, sadias física e mentalmente, possuidoras de caráter elevado, altruistas, preocupadas consigo mesmas mas, também, com os outros e com o meio ambiente. Trazem consigo a marca da solidariedade, do respeito, da consideração, da ética e da moral. Praticam o amor verdadeiro; o amar por amar, sòmente. Querem ser felizes enquanto o tempo permitir por entenderem que são filhos de Deus e não o próprio Creador do Universo!

Haveremos de vencer os estigmas, os preconceitos, o radicalismo religioso, as hostilidades entre os povos, a luta pelo poder.

“A esperança no Senhor é a âncora de nossas vidas !” Que possamos vencer o medo e a morte como nos ensinou Jesus.

Anúncios