CUZCO


Cusco (em espanhol Cuzco ou Cusco, em quíchua Qosqo ou Qusqu) é uma cidade no Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, com população de 300.000 habitantes.

Cuzco é a capital arqueológica das Américas, o berço e o centro do Império Inca. Situada a 3.350 metros acima do nível do mar e o nome dessa cidade magnífica significa “umbigo” , no idioma quíchua. Tudo em Cuzco conduz à Plaza de Armas chamada Huacaypata que era o coração da cidade. Pizarro chegou ali em 1532 e a Cidade Velha reflete essa invasão dos espanhóis e a destruição final dessa civilização que, em determinado momento, foi o maior império do Ocidente.. A maioria dos edifícios incas foi arrasada pelos clérigos católicos com o duplo objetivo de destruir a civilização inca e construir com suas pedras e tijolos as novas igrejas cristãs e demais edifícios administrativos dos dominadores, desta forma impondo sua pretensa superioridade européia.

A maioria dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca, inclusive a igreja de Santa Clara e San Blas. A Plaza de Armas tem como destaque, dentre outros, uma catedral barroca, igrejas, casarões e colunatas todos erguidos em cima de ruínas de palácios e templos incas.

Em 24 de junho ocorre o Inti Raymi (Festival Inca do Sol), a principal festa inca e um dos mais espetaculares festivais andinos da América do Sul. À mesma época é comemorado o Dia de São João e o Dia de Cuzco.

De forma interessante, o grande terremoto de 1950, destruindo uma construção de padres dominicanos, expôs que esta fora erigida em cima do Templo do Sol, que curiosamente resistiu firmemente ao terremoto.

Outros exemplos da arquitetura inca são: a fortaleza de Machu Picchu que se situa no final da Estrada Inca, a fortaleza Ollantaytambo, e a fortaleza de Sacsayhuaman que fica aproximadamente a dois quilômetros de Cusco.

Fonte:  1.000 Lugares para conhecer antes de morrer -Patrícia Schultz – Sextante, 2006

              Wikipédia

 

Anúncios