Gestão de Recursos Humanos


c0ntinuação:

AMBIENTE DE TRABALHO

Sabemos que é o ambiente de trabalho que vai determinar o clima organizacional : cooperação, sabotagem, individualismo, trabalho coletivo.

As organizações que valorizam o respeito pela instituição, em que se estimula a solução de problemas de maneira coletiva, poderão ter relações de trabalho mais harmoniosas do que aquelas nas quais são estimuladas a competitividade.

É de conhecimento que existem unidades em que as pessoas consideram quase invasão de privacidade ceder dados para qualquer outro profissionao o que, na área de saúde, porque em planejamento é necessário dispor de todos os dados sobre produção, demandas, vigilância, etc.

“Os trabalhadores da saúde se sentem tão valorizados quando percebem que as organizações os consideram, por meio de salários e outros ganhos. materiais ou simbólicos, e quando sentem que a sociedade os respeitam”.

* trabalho em equipe : a homogeneidade ou heterogeneidade

* o mito do trabalho coletivo em saúde

* o grupo e sua organização

* o grupo como instância de cooperação

* o grupo como instância de rivalidade

* equipe e administração do trabalho

O TRABALHADOR COMO CLIENTE

Entre as necessidades básicas dos indivíduos (aqui ressaltados os trabalhadores), segundo Maslow, está a de pertencer a algum grupo ou lugar, a chamada “necessidade social”.

É preciso que os gerentes façam com que os trabalhadores sintam-se parte de algo, mas que seja meritório, valendo a pena, portanto, dedicar-se se não à organização pelo menos ao seu trabalho.

Necessidades básicas do ser humano ( A pirâmide de Maslow)

* fisiológicas

* segurança

* sociais

* reconhecimento pelos outros

* auto-realização

A pirâmide pressupõe a satisfação do nível inferior para permitir a satisfação do superior.

Se a pirâmide estiver correta, o trabalhador apenas iria sentir essa necessidade de se perceber como parte de um grupo ou de uma organização depois de ver satisfeitas suas necessidades de caráter fisiólogico e aquelas voltadas para a segurança.

Entretanto, apesar de não ser totalmente verdadeira, tendo em vista que o ser humano não obedece a modelos geométricos, já foi possível verificar que SEMPRE HÁ ALGUMA NECESSIDADE QUE ESTÁ MAIS FORTE EM UM DETERMINADO MOMENTO.

continua… 

necessidades 

Anúncios