Gestão de Recursos Humanos


continuação

Efeitos negativos dos conflitos

° desviam a atenção dos objetivos da organização

° tornam a vida na organização uma eterna derrota (“perdedores habituais”)

° o gerente é visto como árbitro parcial (favorecendo grupos em detrimento de outros)

° propiciam sabotagens internas na organização

° percepçao de estereótipos (perdedores, ganhadores, culpados, inimigos, etc).

Efeitos positivos dos conflitos

° bons elementos de socialização na organização

° ajudam a equilibrar as relações de poder dentro da organização

° propiciam a formação de alianças.

Os conflitos permitem perceber quando as relações estão desgastadas e/ou quando as normas da organização estão se tornando desatualizadas ressaltando a necessidade de novas políticas em diferentes áreas. Mas, também, os conflitos possibilitam o  aparecimento de novas lideranças na vida organizacional.

No serviço público, seria de muita importância trabalhar a noção de objetivos comuns mas a realidade mostra que nem sempre esse trabalho é bem sucedido.

Compromisso

Apesar de quase todos os gerentes do setor da saúde e de autores falarem e mencionarem os funcionários da área como destituídos de compromisso com o sistema, com seu trabalho e com sua organização resta saber se esse comportamento é exclusivo da área da saúde.

O compromisso é visto, às vezes, como razão direta da motivação e esta como um substituto – insatisfatório – da busca de sentido no trabalho.

O que buscam as pessoas nas organizações ?

Na Administração de Qualidade um dos pontos mais citados e menos compreendido é o fato de que NÃO SE DEVE IMPEDIR QUE O TRABALHADOR SE ORGULHE DO QUE FAZ, ou seja, se a organização não oferece ao trabalhador condições adequadas de trabalho, ele tenderá a se sentir descontente com os resultados (Malik). Se tal fato ocorrer constantemente o trabalhador perderá o estímulo para realizar seu trabalho a contento, pelo menos naquela organização.

          Motivação

Sendo a motivação intrínseca a cada indivíduo pode -se afirmar que ninguém motiva ninguém. A motivação, além disso, não garante desempenho.

          Teorias clássicas da motivação

1. A hierarquia das necessidades de Maslow que as divide em cinco grandes categorias :

° fisiológicas

° segurança

° sociais

° reconhecimento

° auto-reconhecimento

2. Os fatores higiênicos e motivacionais de Herzberg, divididos em dois grupos:

° a falta dos fatores higiênicos (condições de trabalho, salário, tipo de chefia, etc.) “atrapalharia” a motivação e empurraria os trabalhadores para além da indiferença, na direção da desmotivação.

° a maneira pela qual se oferecem incentivos e condições de trabalho varia conforme o trabalhador, ou seja, os trabalhadores são pessoas e estas são imprevisíveis e inconstantes mudando de opinião e de necessidades.

         Condições e ambiente de trabalho

Sabemos que as condições e o ambiente de trabalho têm impacto sobre os resultados da organização, notadamente sobre sua produtividade mas também sabemos que elas devem ser apreciadas de maneira diferente.

É imperiosa a necessidade de se compreender que as condições e ambiente de trabalho se relacionam às pessoas nas organizações e ambas dependem de gerência, dos recursos, do trabalho e/ou das relações.

° Relações entre superiores e subordinados

    . necessidades do trabalhador

     . ponto de vista da gerência

     . existência de pré-requisitos

        – materiais e equipamentos imprescindíveis para a realização de diferentes procedimentos

        – disponibilidade de pessoal técnico e universitário adequadamente qualificado.

Queremos ressaltar uma das máximas da Administração da Qualidade : qualquer trabalhador, em qualquer posição da organização sabe dizer o que necessita para trabalhar melhor.

continua

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