O Buscador


Iniciei, há algum tempo, a escrita de um livro em que o personagem central buscava ao longo de sua vida o alcance da elevação espiritual.

Alcance da elevação maior do ser humano através da força suprema do Universo, o AMOR. Amor em sua plenitude; compreensão e discernimento. Compreender verdadeiramente, sem impregnação do passado doentio, doloroso, desgastante, prejudicial, benéfico ou malévolo. Sem sentimento de culpa, arrependimento; sem sentimento de superioridade ou inferioridade. Sem salientação constante do continente mas, e principalmente, do conteúdo.

Um dia, um casal, atendido em consultório, me pediu para realizar uma palestra em uma associação de bairro sobre a vida. Lá falei que a vida só é vivida quando existe a compreensão da própria existência despojada de falsos  valores concebidos, muitas vezes, por mentes desprovidas de conhecimento espiritual.

Viver por viver. Que pena. Quanta solidão. Quanta pequenez; quanta obrigação.

Li uma mensagem assim: ” Não pense que a vida é difícil só porque aparecem alguns obstáculos em seu caminho. Não pense que o amor não existe só porque alguém iludiu você. Não pense que não existe verdade só porque descobriu a mentira. Não pense que a dor é ruim só porque se sentiu machucado. Não pense que a sinceridade é frágil só porque a falsidade foi forte. Não pense em nada disso, apenas caminhe na certeza de que os instantes são únicos, os momentos não se repetem e os dias não se refazem. Apenas viva-os…”

Viva-os sem pensar nas relações sociais ? Sem se incomodar com os julgamentos, na maioria das vezes, desrespeitosos quanto até, constantemente, malidicentes, agressivos e injuriosos ? Viva-os sim sem se  importar com o juízo de valor que as pessoas emitem sobre você ?

Coragem, verdade de sentimento. Sem se importar, ainda, com valores humanos “ditados pela divindade” ? Cair; levantar; perder e ganhar.

Então recordei de uma frase atribuída ao mago Merlin, da corte do Rei Arthur, que é assim: “Em algum lugar do mundo, uma derrota aguarda todas as pessoas. Algumas são destruídas por sua derrota, outras se tornam mesquinhas e pequenas pela vitória. A grandeza se encontra naquele que triunfa igualmente sobre a derrota e a vitória”.

Buscar cada vez mais compreensão. Sem preocupação para não levar à ansiedade. Para que a verdade seja verdadeira. Para que o que penso seja o que  sinto em relação à ação do meu existir.

Buscar e quando encontrar não ter medo de se aterrorizar. Buscar sem receios, sem obstáculos irreais. Buscar pela vida, pelo amor. É assim que eu penso viver…

continua…

Imagem : Caisdopensamento.wordpress.com

Anúncios