Aquecimento global


Antes de comentarmos sobre o tema em questão convém salientarmos algumas informações inerentes e relacionadas ao aquecimento global.

EFEITO ESTUFA

Todos sabem que a atmosfera da Terra, que é uma camada fina de gases que envolve nosso planeta, tem em sua constituição, principalmente, nitrogênio (N²) e oxigênio (O²) que juntos constituem 99% dessa atmosfera. O restante do total (1%) é composto de alguns gases, em pequenas quantidades, que incluem os “gases de efeito estufa” que, na verdade, são importantes para a manutenção do clima e dos ecossistemas terrestres. Esses gases têm a capacidade de reter o calor na atmosfera da mesma maneira que faz o revestimento de vidro de uma estufa para o cultivo de plantas.

O efeito estufa, que é um fenômeno natural e ocorre há milhões de anos, é de fundamental importância para a continuidade da vida em nosso planeta pois sem ele a temperatura média da Terra seria 33% mais baixa !

O aquecimento global assim como as mudanças climáticas referem-se, na verdade, a retenção de calor na atmosfera além do nível de normalidade.

O que está acontecendo, atualmente, decorre de um progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera. Nos últimos 150 anos, devido as atividades mercantilistas desenfreadas do ser humano houve um aumento excessivo de emissões de poluentes para a atmosfera.

A consequência de tudo isso, segundo especialistas no assunto, será a necessidade absoluta de mudanças reais e urgentes no nosso modo de vida.

continua…

Anúncios