Dia dos Namorados (Valentine´s Day)


Também conhecido como Dia de São Valentim, em outros países.

No Brasil, comemora-se a data em 12 de junho por ser a véspera do Dia de Santo Antonio que foi um santo português chamado tradicionalmente de casamenteiro devido, talvez, às suas pregações a respeito da importância da união familiar cuja manifestação era combatida pela heresia daquela época; movimento que era conhecido pelo nome de Catarismo.

A história nos informa que São Valentim foi um bispo que lutou contra a proibição do casamento imposta pelo imperador Cláudio II para os homens solteiros por acreditar que eles seriam melhores guerreiros.

O bispo não só contrariou as ordens continuando a celebrar casamentos como, também, casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática tornou-se conhecida e Valentim foi preso e condenado à morte.

O bispo Valentim foi considerado mártir pela Igreja Católica e a data de sua morte (14 de fevereiro) também assinala a véspera de lupercais, festas anuais que eram celebradas na Roma antiga em homenagem a Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e Pan (deus da natureza).

Uma outra versão ressalta que os ingleses e franceses, no século XVII, começaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados.

A data foi transmitida, um século depois, aos Estados Unidos transformando-se no

Valentine´s Day.

Anúncios