O Retorno


Na cultura oriental, na China, principalmente, o solstício de inverno sempre foi celebrado como a época de repouso do ano.

O solstício de inverno mostra a magnitude da luz a demonstrar que o tempo das trevas já passou e que essa luz poderosa que tinha sido banida retorna em seu total esplendor.

Depois de um tempo de decadência vem o PONTO DE TRANSIÇÃO, cujo movimento não é provocado pela força; pelo contrário, o movimento é natural surgindo espontaneamente.

Em função disso, a transformação do antigo acontece facilmente possibilitando que o velho seja descartado e que o novo seja aceito e introduzido de maneira suave. São movimentos que se realizam de acordo com as exigências do tempo e, por isso, não causam quaisquer prejuízos.

Essa concepção do Retorno é sábia porque está baseada no curso da natureza  em seu movimento cíclico que se completa por si mesmo. Dessa maneira, não se  deve precipitá-lo artificialmente e sim compreender que “tudo vem de modo espontâneo e no tempo devido”.

Esse princípio (a energia que nasce se fortifique através do repouso) deve ser aplicado a todas as situações da existência humana. Como exemplos, podemos citar a saúde que volta após uma enfermidade, o entendimento após uma discórdia, etc.

Devemos ter em mente que aquilo que está recomeçando precisa de suavidade e cuidado para que “o retorno leve ao florescimento”.

Todos sabemos que pequenos desvios do bem, muitas vezes, não podem ser evitados mas precisamos retroceder a tempo para que essas situações não perdurem por tempo demais. Tal condição é importante para a formação do caráter de uma pessoa.

Não permitamos que um pensamento ruim e/ou maléfico, por menor que seja, permaneça, por longo tempo, dentro de nós, nos causando arrependimento.

” O RETORNO é um ato de auto-domínio e sempre exige decisão “. Se cometemos algum erro, devemos tomar a nobre decisão de reconhecermos esse erro, até porque “ninguém se arrependerá de seguir esse caminho”.

Fonte :

I Ching, o livro das mutações, Richard Wilhelm, Editora Pensamento Ltda.

Anúncios