A Páscoa


Palavra, Páscoa, encontrada no latim Pascae; na Grécia antiga, conhecida como Paska e entre os hebreus era Pessach, significando passagem.

Word, Easter, found in Latin Pascai; in ancient Greece, known as Paska and among the Hebrews was Passover, meaning passage.

Essa comemoração era festejada pela passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Os povos da Europa, especialmente, os que viviam na região do Mar Mediterrâneo, entre eles, a civilização grega, sentiam-se esperançosos com a chegada da primavera para a produção e abastecimento de alimentos.

Os judeus salientavam essa comemoração pela relação do êxodo do Egito, por volta de 1250 a.C. e pela passagem do Mar Vermelho, quando fugiram daquele país.

Nesta data, eles comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar sua fuga, de maneira rápida, do Egito quando não tiveram tempo para fermentar o pão.

Os cristãos antigos celebravam a data pela ressurreição de Jesus e que acontecia no domingo seguinte à lua cheia posterior ao equinócio da primavera, no dia 21 de março.

O coelho representa a fertilidade; êle se reproduz rapidamente e em grande quantidade. Significado da esperança de uma nova vida.

Os ovos apareceram nessas culturas como um presente que as pessoas trocavam entre si. E a tradição remonta aos persas, chineses, cristãos primitivos, alemães, armênios.

Os cristãos, no século XVIII, pintavam os ovos com cores da primavera. A substituição dos ovos cozidos e pintados pode estar relacionada à proibição do consumo de carne animal, no período da quaresma.

A versão mais aceita, todavia, é a de que com o surgimento da indústria do chocolate na Inglaterra, em 1830, mudou-se o hábito e o consumo aumentou de maneira considerável.

O cordeiro é o símbolo da aliança entre Deus e o povo judeu na Páscoa da antiga Lei. O girassol, que tem esse nome porque está sempre voltado para o Sol, representa a busca da luz que é Jesus.

Anúncios

Um comentário sobre “A Páscoa

  1. Parabéns pela mensagem “A Páscoa”. Você colocou com propriedade que a data significa passagem, que pode até ser de um modo de vida para outro. Acredito eu que, até mesmo uma mudança de atitudes possa ser considerada a nossa páscoa pessoal, com melhoria de nossa elevação espiritual e maior busca de elevação espiritual. Desejo a você e à sua família uma ótima páscoa, com mais amor, união, fraternidade e discernimento daquilo que diariamente praticamos para o engrandencimento de nossa alma. Estamos com muita saudade de você. Fique em Paz, com Deus sempre ao seu lado.

Os comentários estão desativados.