Gestão de Recursos Humanos


continuação…

A estrutura da administração de Recursos Humanos

° atividades de assessoria/consultoria

° atividades de execução

A organização e seus gerentes precisam :

° motivar pessoas e grupos

° operar o sistema técnico

° renovar a organização

° administrar o futuro

Para responder a problemas de :

° compromisso/absenteísmo/rotatividade

° produtividade/qualidade/satisfação da clientela

° complexidade/demandas múltiplas/forças competitivas

° crescimento/sobrevivência

Há necessidade, cada vez maior, de se priorizar, de se valorizar a área de Recursos Humanos tornando-a mais operativa, mais ágil, mais eficaz e eficiente permitindo, assim, uma mudança em sua gestão e conquistando credibilidade que leve a instituição a se tornar, verdadeiramente, uma ” parceira ” dos seus trabalhadores.

Se isso não ocorre, os trabalhadores não têm interesse em comunicar mudanças em suas vidas, de endereço e estado civil, habilitação profissional, o que interfere na veracidade dos dados fornecidos e na confiança nessas informações criando-se um círculo vicioso em que um não passa informações reais porque não vale a pena e o outro não acredita nas informações que recebe. É preciso que se possa discutir com os trabalhadores seus acertos e erros, seus pontos fortes e fracos, como características individuais e grupais.

Convém ressaltar que até hoje, ainda, não se privilegia a competência técnica das pessoas que executam ações da ” administração de pessoal ” e é uma área sem a devida priorização o que é demonstrado, na maioria das vezes, pela falta de informatização dessa área ou, no mínimo, é a última a ser informatizada. Hoje, ainda bem, essa situação não está tão acentuada.

Fica claro a consequência dessa atitude dos dirigentes : ” quanto menos importante é considerada a atividade de administração de pessoas, menos qualificadas as pessoas que trabalham nesse departamento e menos adequado o trabalho ali realizado, tornando-o objeto mais frequente de reclamações “, aliás, bastante justificadas !

Em um processo de Qualidade das organizações deve ser preconizada teoricamente a VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO. Como valorizar o recurso humano com técnicos não valorizados trabalhando em um departamento sem a devida valorização ?

Anúncios