Ilusão (Maya)


A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança e deformação do ambiente, mudança de clima, etc.) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo, dentre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes “. (Wikipedia).

” Engano dos sentidos ou do espírito que faz tomar a aparência pela realidade: a miragem é uma ilusão da vista; interpretação errônea de um fato “. (Dicionário online de português).

Para compreendermos a palavra maya, que se origina do sâncrito, é necessário interpretá-la sob dois sentidos, pelo menos.

Em primeiro lugar, é importante salientar a limitação física dos nossos sentidos, como a visão, por exemplo.

Se maya pode ser o nível de ilusão que nos rodeia, isso deve levar à compreensão de que essa palavra afirma a ilusão dos cinco sentidos humanos.

A filosofia hindu ressalta que ” o Universo é maya “. Deve-se, todavia, observar que essa afirmativa, no estágio atual da humanidade, não ” significa nada que possa ou deva ser descartado “.

Se falarmos sobre ilusão relativo à Natureza e ao Universo devemos fazê-lo, apenas, no sentido de que ambos estão em evolução e não são a Realidade Eterna e Imutável. Não podemos esquecer que a verdadeira realidade do Universo é o movimento eterno e, assim sendo, devemos aceitá-lo como algo real.

Busque mais. Pesquise. Você vai se surpreender.

Anúncios