Gestão de Recursos Humanos


Pressupõe-se que qualquer pessoa possa entender da Administração de Recursos Humanos até porque nas diversas atividades humanas cotidianas está envolvida uma série de conteúdos relacionados ao conhecimento administrativo.

Entendendo que a Administração de Recursos Humanos trata com e de pessoas percebe-se a areia movediça que é esse campo de trabalho porque é pouco objetivo e apesar de existerem ” leis e normas ” (caráter razoavelmente objetivo), a administração de RH se assenta sobre relações interpessoais evidenciadas, principalmente, por sensações e percepções.

A administração de RH, sob o ponto de vista da organização,  serve para manter a organização produtiva, eficiente, eficaz, ” a partir da mobilização adequada das pessoas que ali trabalham ” (Ana Maria Malik) e é um subsistema dessa organização em que são as pessoas que realizam o trabalho mesmo havendo alto grau de substituição do elemento humano pela robotização.

Fica claro que, mesmo se privilegiando recursos materiais e financeiros (envolvidos no orçamento) que permitem a aquisição desses materiais, recursos tecnológicos, a área física, etc., não há como dispensar as pessoas que prestam esse trabalho ou que se utilizam desses recursos operacionais, ou mais explicitamente, até os autômatos são fabricados por pessoas, chegando-se a conclusão que qualquer trabalho envolve pessoas.

A Administração de Recursos Humanos

A organização deve  ser vista como um sistema aberto (que interage com o ambiente que a rodeia) e complexo (com uma série de subsistemas com diferentes finalidades, e todos, idealmente, com o mesmo objetivo).

° Suprimento

a. recrutamento (externo e interno)

b. seleção (concurso público; entrevistas, avaliações, títulos, etc.)

° Aplicação

” Subsidiar as decisões a respeito do lugar mais adequado para um dado trabalhador, em uma determinada organização, tendo em vista sua eficiência, eficácia e efetividade “

° Manutenção

Contrato : um instrumento por meio do qual diferentes partes afirmam formalmente suas vontades, direitos e obrigações

Contrato de trabalho : aquilo que o trabalhador acredita estar oferecendo à organização e aquilo que ele percebe estar recebendo dela.

°Desenvolvimento (administação de desempenho)

a. desenvolvimento pessoal

b. desenvolvimento profissional

. referem-se ao indivíduo

c. desenvolvimento organizacional

° Avaliação

a. desempenho de conteúdo técnico (responsabilidade dos supervisores imediatos)

b. comportamentos e atitudes dos trabalhadores

Funções da administração de recursos humanos

suprimento recrutamento e seleção

aplicação alocação e socialização

manutenção remuneração, carreira, condições de trabalho

desenvolvimento treinamento, desenvolvimento de recursos humanos e organizacional

avaliação do recurso humano, da administração de RH e da organização

Fonte :

Malik, Ana Maria, Gestão de Recursos Humanos,  São Paulo

Chiavenato,  Idalberto,  Recursos Humanos, São Paulo

NOB/RH-SUS , Princípios e diretrizes, Ministério da saúde

continua

Anúncios

Um comentário sobre “Gestão de Recursos Humanos

  1. Podeira me passar por favor essa logomarca da gestão de recursos humanos para a minnha faculdade. Achei interesante a o logomarca e gostariamos de usa-la também.

    At. Zanini

Os comentários estão desativados.