Os idiomas na História


Todos sabemos que as palavras acompanham a História das conquistas dos impérios, são propagadoras de idéias que influenciaram e continuam influenciando pessoas em todo o planeta  e  são utilizadas em anúncios de mercadorias que todos compramos, dentre tantas outras utilidades.

Essas palavras, componentes dos vários idiomas da Terra, foram de vital importância para a comunicação entre os diversos povos na trajetória de identidades culturais milenares.

Podemos contar essa trajetória, de maneira resumida, assim:

° Sumério e Acadiano (3500 a.C). A primeira língua franca do mundo foi a dos sumérios que foram os pioneiros da escrita. No período entre 3500 e 3000 a.C foi o idioma falado do norte da África à Ásia Menor. Com a fundação da dinastia Acádia, em 2470 a.C, essa língua difundiu-se por toda a Mesopotâmia.

° Aramaico (730 a.C). Esse idioma, originário na Síria, tornou-se a língua internacional, durante os impérios da Assíria e da Babilônia. Foi falada desde o Egito até a India e na região da Palestina suplantou o hebraico, no período de 721 a 500 a.C.

° Persa (550 a.C). Nesse intervalo de tempo, o príncipe Ciro, o Grande, expandiu o império com a incorporação de uma vasta área de terra que incluia a Babilônia, o Egito e a Macedônia. Com as derrotas para os gregos, o império persa enfraqueceu e acabou conquistado por Alexandre, o Grande.

° Grego (330 a.C). Apesar de ser falado em todo o leste do Mar Mediterrâneo, devido ao intenso comércio marítimo das cidades gregas, esse idioma, com as conquistas de Alexandre, espalhou-se para o Oriente e para o Afeganistão, principalmente. Foi amplamente falado até 1453 e influenciou línguas atuais como o Português.

° Latim (200 a.C). Originou-se no Lácio (a Itália, atualmente) e, com as conquistas romanas, espalhou-se pela Europa. Mesmo com a queda do Império Romano mas com a influência da Igreja Católica o latim continuou sendo falado por longo tempo. Deu origem às línguas latinas: italiano, espanhol, português e romeno.

° Árabe (século 14). Para intermediar o comércio das cidades de Gênova e Veneza com o Oriente, durante o Império Otomano, o árabe foi o idioma preferido pelos comerciantes.

° Português e Espanhol (século 15). Com as conquistas marítimas de Portugal e Espanha esses idiomas expandiram-se pela Ásia, África e América.

° Francês (século 16). Espalhou-se pela Europa devido à fôrça cultural desse país e era falado pela corte e pela diplomacia, principalmente.

° Inglês (século 20). Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos surgiram como a grande potência mundial e transmitiram sua cultura, seus costumes e o idioma para o Japão e a outra nações. Tornou-se o idioma mundial dos negócios, do turismo e, até, dos assuntos culturais.

Fonte: http://www.abril.com.br

Anúncios