Tudo certo à mesa, com certeza!


Muitas pessoas ficam receosas quando promovem ou são convidadas para almoços ou jantares formais, principalmente, ante a possibilidade de cometerem gafes em plena atividade social.

Saiba que dúvidas sobre como se portar à mesa sâo mais comuns do que imaginamos e não devem comprometer a elegância nesse papel de anfitrião ou convidado.

Para evitar pequenos desacertos basta seguir algumas regras sociais do conhecimento de quase todas as pessoas. É um encontro descontraído entre amigos ou um evento luxuoso ?

De uma forma ou de outra, esse acontecimento passa pelo TIPO DE SERVIÇO mais adequado, salientando-se, aqui, o serviço à francesa, à inglesa e à americana.

Que refeição será servida ? E a arrumação do espaço, a montagem da mesa e o tipo de cardápio mais apropriado ?

Quando você é o anfitrião leve em conta o tipo de encontro que quer, qual o grau de formalidade que deseja criar e quais e quantas pessoas quer reunir. Não esqueça de adequar o espaço (acomodação) às pessoas convidadas e se é de seu interesse a ajuda de garçom, copeira. Lembre, claro, da disponibilidade do seu orçamento e do tempo que terá para a organização do evento.

Se você é o convidado e tem dúvida quanto a alguns detalhes, seja prudente e observe a dinâmica dos serviços.

Serviço á francesa

Dizem os mais requintados que nesse tipo de serviço há necessidade de muita formalidade, elegância e organização para que o evento se torne um sucesso. É indicado para ocasiões cerimoniosas.

Como sabemos, é o tipo de cerimônia em que ninguém se levanta da mesa durante a refeição e para isso acontecer é necessária a ajuda de uma copeira ou de um garçom treinado, pelo menos.

Lembre-se que, quando todos os convidados estão sentados à mesa, a bebida é servida pelo garçom (ou copeira) pela direita, sem levantar os copos ou taças da mesa; os alimentos (dispostos em travessas e acomodados sobre a mão esquerda do garçom) são apresentados ao convidado pelo lado esquerdo; lembretes : é o convidado que deve se servir; todos os pratos devem ser servidos duas vezes, exceto a sopa.

É bom recordar, ainda, que quando um convidado não coloca os talheres em posição de “terminado”, mesmo ao finalizar o prato, isso indica que deseja repetição. Deve-se colocar, no máximo, tres talheres de cada lado do prato.

Preste atenção na sequência para servir os convidados : primeiro, as pessoas de mais idade; mulheres, seja a anfitriã e convidadas, antes dos homens; os lugares à direita dos anfitriões são reservados aos convidados de honra.

A arrumação da mesa pode ser completa ou os talheres podem ser trazidos à medida que cada prato é servido.

Fonte : Pequeno livro de Etiqueta, Ana Vaz

Continua…

Anúncios