Saúde e Oxigênio


Longas caminhadas faziam os mestres para divulgarem seus ensinamentos mas, principalmente, para a manutenção de sua saúde física.

Desde muito tempo, a Medicina salienta a necessidade da prática regular de exercícios físicos para a nossa saúde. A lista desses benefícios é extensa e aumenta, a cada dia, conforme os estudiosos pesquisam o assunto.

Sabemos que atividades simples como caminhar habitualmente são importantes e suficientes para desenvolver todas as qualidades do exercício físico adequado.

Regularidade significa duração e frequência, condições que demandam tempo, artigo tão escasso em dias atuais. As pessoas já não têm tempo suficiente para algumas atividades salutares e, assim sendo, não priorizam essa tarefa.

Os conhecedores do assunto sabem que a intensidade ou ritmo do exercício aeróbio devem ser ajustados a cada organismo (pessoas em suas diversas nuances) para que a atividade seja conduzida de maneira regular e não praticada com um nível de esforço intenso na tentativa de “recuperar o tempo perdido” como algumas pessoas fazem na vã esperança de compensar a demanda por duração e frequência.

Alguns chegam ao cúmulo de priorizarem atividades estáticas (como os exercícios complementares de musculação) em prejuízo das atividades respiratórias. São pessoas premidas pela obtenção do resultado imediato e mal informadas acreditando que os benefícios essencialmente estéticos da musculação serão suficientes para a sua saúde.

A indicação de cada exercício a cada pessoa deve ser discutida com o médico ou o especialista no assunto! Lembrando sempre que não sentimos fome por queimarmos gordura e sim carboidratos.

“Aeróbio é a utilização de oxigênio para a liberação da energia necessária para a execução de um exercício” e “Quilocaloria (KCAL) é medida de energia contida nos alimentos”.

GASTO CALÓRICO

Atividade                                                                              Consumo de Kcal

andar rápido na areia dura                                                        160

andar acelerado                                                                              276

andar rápido na esteira elétrica                                               270

remar                                                                                                   280

nadar peito                                                                                        260

pedalar (bicicleta)                                                                          126

O gasto calórico depende do metabolismo (genética e biotipo, peso), do tempo gasto, ritmo e da idade de cada pessoa. Essa tabela refere-se a uma pessoa de 60 quilos em um tempo de 30 minutos.

Fonte: CyberDiet

É importante citar os benefícios do exercício aeróbio ao organismo humano:

reverte o quadro das doenças metabólicas adquiridas

desenvolve a capacidade de raciocínio

mantém o tônus muscular

controla a pressão arterial

controla o peso corporal

melhora a auto estima

eleva a capacidade pulmonar e imunológica

reduz a incidência de episódios infecciosos

combate o estresse e a depressão.

Convém ressaltar que, “sob orientação médica, prescrição de exercícos associada à dieta tem sido utilizada com sucesso na prevenção ou no tratamento das doenças da sociedade moderna, também conhecidas como doenças metabólicas adquiridas”.

A chamada dieta emergente e o sedentarismo possibilitam o desenvolvimento de doenças como diabetes, coronarianas e, até, câncer (sic).

Fonte:

Revista Vida e Saúde, ano 70, nº 3, Casa Publicadora Brasileira

Lincx.com.br

Wikipédia.org

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