AS VIRTUDES HUMANAS

31 jan

Virtude é um vocábulo cujo significado tem origem na Grécia antiga com a palavra areté (compreendida como excelência) e traduzida para o latim, Virtute, descrita como ”  o  conjunto de todas as boas qualidades morais” e, assim sendo, representa retidão moral, probidade, excelência moral.

As pessoas podem e devem ser avaliadas pela riqueza de suas virtudes. Não tanto no mundo atual, mas, enfim…

Em uma explicação mais simplista, sabe-se que a estrutura da nossa personalidade compreende, entre outros elementos psicológicos, uma gama de virtudes, subjetivas, mas possibilitadoras  de mudanças no comportamento dos indivíduos. As pessoas tornam-se mais elevadas, mais íntegras e mais humanitárias.

Segundo Aristóteles, virtude é uma disposição adquirida de fazer o bem e esse hábito possibilita o aperfeiçoamento psico-social-espiritual das pessoas. As virtudes são ressaltadas, desde tempos idos, como princípios de excelência na formação moral e espiritual dos seres humanos.

Virtuosa é a pessoa que pratica boas ações, principalmente, dirigidas aos seus semelhantes; não é fácil, muitas vezes, seguir a trilha das virtudes até porque a insegurança, a imaturidade, a ilusão e tantos outros “desafetos” se antepõem à nossa frente e tornam o caminho penoso demais para nós.

É preciso, então, perseverar na busca do aperfeiçoamento humano. Livros como  I Ching, Tao Te Ching, Vedas, A Bíblia, Torá, Alcorão, Bhagavad Gita, dentre outros, ressaltam o valor das virtudes. É necessário despertar para as virtudes como a FÉ, a HUMILDADE, a GENEROSIDADE, a PRUDÊNCIA, A TEMPERANÇA, a JUSTIÇA, a GRATIDÃO.

About these ads
%d blogueiros gostam disto: