O uso de talheres


Às vésperas de mais um Ano Novo, geralmente, as pessoas participam, como anfitriões ou convidados, de jantares formais, principalmente, e, para isso, é necessário conhecer a colocação correta dos talheres à mesa.

Do LADO DIREITO do prato são colocados: a faca de mesa (com o gume voltado para o prato); a faca de peixe; a colher de sopa (se o alimento fizer parte do menu); o garfo para ostras e o garfo para o melão (também, se o menu comportar).

Do LADO ESQUERDO do prato são colocados: o garfo de mesa; o garfo de peixe e o garfo suplementar para salada (se houver).

Os talheres de sobremesa tanto podem figurar sobre a mesa desde o início do jantar como podem ser apresentados junto com o prato destinado à sobremesa. No primeiro caso, sua colocação é logo acima do prato. As duas formas são corretas.

Observe que os utensílios são colocados na mesma ordem em que devem ser usados. Utilize-os de fora para dentro.

O uso da colher

Toma-se o cabo entre o polegar e o indicador. Devemos sorver o líquido pelo lado da colher (essa é a nossa maneira).

O uso da faca

Segura-se a faca com a mão direita (para quem é destro), não muito junto a lâmina, com o indicador apoiado sobre à sua superfície.

Atenção: jamais se leva a faca à boca.

Um detalhe importante: não se usa faca para a salada, nem para ovos, tampouco para bolos e tortas e para o pão. Também assim se incluem os talharins e espaguetes.

O uso do garfo

Segura-se o garfo da mesma maneira que a colher. Mas, ao servir-se de carne, ele é usado voltado para baixo, com o dedo indicador apoiado sobre a parte de trás e os outros dedos fechados em torno para se obter maior firmeza.

Fonte: Etiqueta e Boas Maneiras
Martha Calderaro, Editora Nova Fronteira

Anúncios