Menopausa e Climatério


Menopausa = do grego men (mês) e paûsis (interrupção, pausa).

A menopausa é a última menstruação da mulher.

O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. É uma transição física e emocional da meia idade para a velhice.

A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos. Em algumas mulheres o ciclo menstrual cessa abruptamente, porém mais frequentemente seu desaparecimento é gradual. A perda da função de parir é ocasionada pelas alterações progressivas e irreversíveis que ocorrem nos ovários como resultado do processo de envelhecimento.

Algumas vezes, a menopausa (saiba mais aqui) transcorre sem complicações, mas em muitos casos, vem acompanhada de sintomas incômodos como fogacho, sudorese, secura vaginal, ardor, dor durante a relação sexaual, e, ainda, osteoporose (descalcificação do osso associada ao aumento do risco de fraturas).

Há problemas que podem não ser da menopausa em si, mas simplesmente do processo de envelhecimento e de outras tensões desse período de vida: insônia, fadiga, depressão, irritabilidade e esquecimento.

Muitas mulheres não sofrem os sintomas físicos ou psicológicos dessa etapa da vida.

Fontes: 1) Menopausa/Tempo de Renascimento (Ann Mankovitz), edições paulinas.

2) Wikipédia

3) Todabiologia.com

4)ABC da Saúde

Anúncios