Demências


images.jpg Medicina

images.jpg Demência

Os estudos e pesquisas pelo mundo afora acerca dos disturbios demenciais clique aqui projetam um quadro preocupante para as autoridades de saúde de todos os países porque revelam que os segmentos mais velhos da população estão crescendo a uma taxa muito rápida.

Tanto é que estima-se que a população de 65 anos ou mais tenha 39,4 milhões de pessoas em 2010 e mais de 69 milhões até 2030 (Bureau of Census, 1996).

Tal prognóstico trará como consequência, provavelmente, uma possível epidemia de doenças relacionadas a esse ciclo de vida. E isso afetará diretamente “a própria substância das experiências de vida” das pessoas em seus aspectos mnemônicos, de comunicação verbal e não-verbal, de manutenção da própria identidade pessoal, em instância de estágio mais avançado desses disturbios.

Um desses disturbios mais comuns nos dias de hoje é a DOENÇA DE ALZHEIMER tambem conhecida como Mal de Alzheimer.

Estudos realizados por pesquisadores em vários países trouxeram progressos substanciais “à compreensão da genética, fisiopatologia e história natural dessa doença e avanços significativos no diagnóstico e tratamentos farmacológicos e não-farmacológicos”.

Segundo Robert C. Green, “demência é uma síndrome adquirida na qual o prejuízo das habilidades cognitivas é severo o suficiente para interferir nas atividades sociais e ocupacionais costumeiras do indivíduo”.

Sem informar à classe médica mas, principalmente, à população leiga mister se faz necessário, como um alerta, salientar alguns pontos importantes sobre Alzheimer.

Fatores de Risco

Conhecidos: Idade/envelhecimento, história familiar/genética, síndrome de Down.

Possíveis: Trauma na cabeça, sexo feminino, doença vascular.

Convém ressaltar com bastante ênfase que o diagnóstico e tratamento (reposição colinérgica, modificações do sistema neuro-transmissor, antioxidantes, agentes anti-inflamatórios, terapia de reposição hormonal, outras terapias) só devem ser feitos, exclusivamente, pelo médico especialista.

Fonte: Diagnóstico e tratamento da doença de Alzheimer e outras demências, Robert C. Green, Editora de Publicações Científicas Ltda.

Anúncios